Catálogo

Clique aqui para baixar a versão PDF do Catálogo.


**

Integra o projeto de residência no Pedregulho a elaboração de uma publicação com registros autorais elaborados pelos artistas e com artigos por parte dos colaboradores. A publicação não será impressa e será disponibilizada gratuitamente on line.

Os colaboradores foram convidados a desenvolverem resenhas críticas como resultado de sua participação no projeto. Este material é publicado no Catálogo, que reune um registro crítico da realização do projeto, contemplando um conteúdo significativo sobre questões atuais e pertinentes na relação posta entre arte e comunidades, com atenção especial aos diálogos que podem ser travados considerando as questões apontadas pelo próprio Pedregulho:  relações criativas e institucionais promovidas no enlace cultura e estado; direito à moradia; aplicação de recursos públicos na construção e manutenção de moradias populares; projeto moderno, utopias e ideologias da arquitetura no Brasil; habitação popular urbana de interesse social, entre outros.

Conteúdo do Catálogo / Autores

Beatriz Lemos, Arquitetura do encontro [PDF]

Cristina Ribas, Três chamadas para uma complexidade [PDF]

Artistas

Frente 3 de Fevereiro é formado por 21 integrantes. Participaram da residência Daniel Lima, Felipe Teixeira, Felipe Brait, Fernando Alabê e Pedro Guimarães. Como convidados à residência, tiveram a colaboração do projeto Afrofuturismo (Daniel Lima e Ceaca) com participação de Soneca, Esquilo e Pança. Vivem em São Paulo.

Jarbas Lopes e Katerina Dimitrova (Bulgária), artistas visuais. Vivem no Rio de Janeiro e no Arizona, EUA.

Kaza Vazia (coletivo aberto, participaram os artistas Aline Midori, Cristianne de Sá, Daniela Parampal, Júnia May Teixeira, Hernani Guimarães, Maíra Maia, Marconi Marques, Paulo Nazareth, Rafael Perpétuo, Tales Bedeschi). Vivem em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e no Vale do Aço, MG.

Luiza Baldan, artista visual. Vive no Rio de Janeiro, RJ.

Colaboradores

Clara Passaro, arquiteta e urbanista, mestranda na UFBA. Vive entre São Paulo e Salvador.

Felipe Scovino, historiador e crítico de arte. Vive no Rio de Janeiro.

Hamilton Marinho, Presidente da Associação de moradores do Conjunto Habitacional Mendes de Moraes

Luiz Guilherme Vergara, professor da UFF, pesquisador em arte e educação. Vive em Niterói, RJ.

Mauricio Lissovsky, historiador e professor da ECO/UFRJ. Vive no Rio de Janeiro.

Associação Chiq da Silva (Carol Rezende, Daniel Wagner, Gilberto Rocha, Luciana Andrade e Thais Meireles). Desenvolve projetos de cunho social e cultural com foco em habitação de interesse social. Rio de Janeiro, RJ.

Markito Fonseca, arquiteto, integra a equipe do Museu da Maré. Vive em Niterói, RJ.

Marisa Flórido César, arquiteta e crítica de arte. Vive no Rio de Janeiro, RJ.

Paola Berenstein Jacques, arquiteta e urbanista, professora da UFBA. Vive em Salvador. Wellington Cançado, arquiteto e professor de design e arquitetura na UFMG. Vive em Belo Horizonte.

 

Anúncios