Convidamos para a projeção do filme
Minhocão
De Raphaël Grisey

No Pedregulho – Conjunto Habitacional Mendes de Moraes
Rua Marechal Jardim, 450, São Cristóvão
(Referência: Cadeg)

14 de Março de 2011, segunda-feira
16 h 30

O ano de 2011 demarca o começo da obra de reforma e recuperação estrutural do Pedregulho, complexo habitacional que, construído entre os anos de 1948 e 1957, carecia de cuidados para proporcionar melhor qualidade de vida para os mais de 700 habitantes. Ao mesmo tempo, os moradores estão se tornando proprietários dos seus imóveis, recebendo título de propriedade das casas que suas famílias habitam há cerca de 4 décadas.

Entre os anos de 2009 e 2010 algumas residências artísticas com arquitetos, artistas e historiadores de arte foram realizadas no complexo e, Raphaël Grisey, como parte de sua residência no Capacete, também morou no apartamento 613 do Bloco A. A partir desse período de moradia no prédio, Raphaël realizou o filme.

Sinopse
Um carro com sistema de som divulga um texto de Affonso Eduardo Reidy sobre seus conceitos de arquitetura modernista. O carro e dirigido ao redor do Conjunto Habitacional Pedregulho, um complexo para habitação construído a partir de 1946, projetado pelo mesmo arquiteto. O complexo e chamado pelos moradores de Minhocão e pelos arquitetos que o estudaram de Pedregulho. O ballet do carro de som e combinado com entrevistas, extratos do filme “Lucio Flavio, o passageiro da agonia” (com cenas filmadas no prédio) e outras cenas que produzem um retrato em movimento de uma das mais importantes edificacoes modernistas brasileiras e e tambem um retrato do subúrbio e das favelas no Rio de Janeiro.

Video 31’, stereo 16/9 – HD – cor e pb – 2010
O filme foi realizado com o apoio do programa de residências Capacete, Rio de Janeiro, e do Projeto Pedregulho Residência Artística (Beatriz Lemos e Cristina Ribas).

Anúncios